Acolhimento Casa Lar
As crianças e adolescentes acolhidas pela Instituição Casa de Nazaré, são encaminhadas pelo Poder Judiciário, por estarem em situação de risco pessoal/e ou social ( abandono, negligência, maus-tratos e outros ), que impliquem em acolhimento institucional. Em cumprimento às exigências do Estatuto da Criança e do Adolescente e do Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária e demais normatizações da Política Nacional de Assistência Social, a Casa de Nazaré busca atender seus acolhidos nas suas necessidades de forma integral, objetivando proporcionar um ambiente familiar, integração a comunidade e oferecer condições para seu desenvolvimento pessoal. Contamos atualmente com 3 ( cinco ) “casas”, que acolhem 10 ( dez ) crianças e adolescentes cada. As crianças e adolescentes são distribuídas de acordo com a faixa etária e sexo, buscando preservar os grupos de irmãos. São acompanhados por cuidadores diuturnamente e assistidos por uma equipe multidisciplinar ( Ass. Social, Psicólogo, Pedagogo ).
Acompanhamento aos acolhidos e às famílias
O acompanhamento do processo das crianças e adolescentes é feito pela Instituição de Abrigo em conjunto com o Poder Judiciário, por meio dos técnicos ou seja, ass. sociais e psicólogos de ambas as partes, abastecendo ao máximo os processos de informações para decisão do M.M. Juiz, considerando que após o abrigamento, tanto a criança como a família receberá atenção e cuidados, a fim de ser avaliada a possibilidade de retorno ou não para família , além de procurar manter os vínculos familiares por meio das visitas ao abrigo, quando não há impedimento judicial para tal. O trabalho da instituição consiste de visitas periódicas à família dos acolhidos, entrevistas, encaminhamento aos recursos da comunidade e outros.
Educação, Saúde, e Atividades Socioculturais Espiritualidade e Orientação Profissional
A partir do acolhimento, a criança ou o adolescente é encaminhado para escola regular de ensino, sendo matriculada em escolas próximas à Instituição, favorecendo o transporte das mesmas , que é feito por condução e motoristas da própria Casa de Nazaré.
No que tange a saúde, a partir do abrigamento, a criança ou adolescente é levado para avaliação nos postos de saúde da rede pública, UBS do bairro e caso necessite de atendimento especializado, estes são providenciados pela Casa de Nazaré, bem como todo atendimento psico-emocional que a criança ou adolescente necessite, como APAE, ATEAL e outros.
Quanto as atividades socioculturais, a Casa de Nazaré busca ao máximo manter a socialização de seus acolhidos por meio de sua inserção em atividades esportivas e de lazer, na própria Casa, junto ao Bolão, Pastoral do Menor e entidades particulares que por vezes oferecem vagas gratuitas.
A Casa de Nazaré busca manter a orientação religiosa fundamentada nos princípios da Doutrina Cristã Católica, respeitando no entanto, o desejo de cada um dos adolescentes .
A partir dos 14 anos, o adolescente é encaminhado para o Programa Menor Aprendiz, visando sua inclusão no mercado de trabalho, por meio de parcerias com empresas que contratam menores aprendiz, bem como cursos de capacitação profissional, junto ao SENAC, SENAI GUARDINHA AÇÃO JOVEM CIEE, FUNDO SOCIAL, e ouros oferecidos pelo 3º setor, visando a iniciação e preparação para a vida profissional, de forma a garantir o mínimo de sua sobrevivência, quando de seu desabrigamento ao atingir a maioridade. Pois infelizmente, esses são os casos de longos períodos de acolhimento, os quais não tiveram a oportunidade da adoção pela idade avançada e tampouco a possibilidade de um retorno a família de origem.
Alimentação, Higiene Pessoal e Vestuário
A Casa de Nazaré, busca oferecer uma alimentação em padrões nutricionais adequados às crianças e adolescentes , compondo 05 ( cinco ) refeições diárias, cujos produtos são de origem de doações e outros como carnes, frutas e verduras, adquiridos pela Casa de Nazaré . O s produtos de higiene e limpeza, bem como os de uso pessoal das crianças e adolescentes, também quando não recebemos de doação são adquiridos pela Casa. A vestimenta na sua grande maioria tem origem nas doações, prezando sempre para uma boa apresentação tanto dentro como fora da instituição.